sábado, 14 de setembro de 2013

Engrenagens

Não precisa entender de mecânica pra saber o quão importantes são as engrenagens para o funcionamento daquela determinada máquina ou aparelho. Existem diversos tipos de engrenagens e pra cada tipo uma função, mas o mais interessante é que elas nunca funcionam sozinhas, uma gira, que gira outra que mexe com outra e com esse movimento "coletivo" faz com que as coisas funcionem. Um objeto tão comum e aparentemente sem graça pode fascinar quando visto trabalhando em conjunto fazendo algo grandioso ganhar "vida".
Porque essa viagem toda tinha
que ter tido uma "inspiração"
Mas o que faz alguém parar pra escrever sobre engrenagens? Por que esse trabalho? Porque esse texto é muito mais que divagações sobre um componente mecânico, esse é um texto sobre pessoas. E o que pessoas tem a ver com engrenagens? Bom, talvez você já tenha entendido onde eu quero chegar, mas se não, é coisa simples que eu explico rápido. Pessoas, como engrenagens, são importantes para que as coisas funcionem, mesmo onde uma máquina faz tudo, pessoas são necessárias. Pessoas também não funcionam sozinhas, até tentam, pois pessoas tem algo que engrenagens não tem: individualismo. Mas de fato, o que é que se consegue 100% sozinho? As pessoas tem capacidade de fazer coisas grandiosas acontecerem, e é na coletividade que essas grandes coisas acontecem, assim como um grande relógio de uma torre funciona por anos através da "coletividade" das engrenagens.
Esse é um texto sobre nós, humanos, capazes de mover o mundo, mas nunca sozinhos, e mais importante, sem nunca parar, porque engrenagens só servem enquanto giram. E enquanto vivos é o que temos a fazer: nos unir e nunca parar, e só assim um mundo grandioso se fará ao nosso redor.

domingo, 8 de setembro de 2013

Vai de 80's! - Música

Peguei a foto no Google, mas em algum
lugar na minha casa tem os dois volumes
desse disco :)
Voltando a falar dos anos 80, cheguei finalmente ao ponto que eu queria, a música. Não tem erro, na dúvida, vai de 80’s que dá certo. Esta década tem tudo que eu mais gosto na música, tem rock do bom, pop do bom, e MPB da boa. Falando nela, na MPB dos anos 80 tem de breguices de primeira (daquelas que a gente ama sem admitir) como Richie e sua Menina Veneno à obras primas como os discos Almanaque e Malandro, alguns dos meus preferidos de Chico Buarque. Em 1980 o festival MPB80 fez estourar diversos nomes como Oswaldo Montenegro.

Acho essa foto uma graça

No pop internacional não precisa dizer muito mais que: Thriller, é Michael sendo "rei". Quem não vira monstro/zumbi quando toca Thriller? Querem mais um argumento validíssimo pra amar o pop dos anos 80? Como não ficar "soltinha" ao som da quase quarentona Like a Virgin? Vinda de 1984 pra fazer gente pirar na pista (rs) marcando a carreira de Madonna que já era sucesso e explodiu de vez.


The very first
E o rock? Ai o rock, minha eterna delícia. Quem nunca cantou Sweet Child o'Mine né gente? Bom demais o Guns com Slash na guitarra e Axl na sua melhor forma. E Guns n' Roses é só um nome numa lista enorme de bandas geniais que bombavam nos anos 80: Bon Jovi, U2, Dire Straits, Aerosmith... Mesmo que você não seja fã de rock uma dessas bandas você já ouviu e muito provavelmente ouviu algum clássico dos anos 80. Mas não foi só lá fora que se fez rock do bom, nos anos 80 nasceram e estouraram boa parte das melhores bandas de rock do Brasil: em 1981 nasceu o Barão Vermelho (Cazuza S2), em 1982 nasceram Titãs e Legião Urbana, em 83 Capital Inicial, em 84 minha banda favorita, os Engenheiros do Hawaii... uma espécie de paraíso hehe.
Pois é gente, os anos 80 trouxeram um monte de coisas legais pra cultura pop, referências até os dias de hoje, fui sucinta mas acho que consegui falar o suficiente nessas três postagens. Se não leu as outras, vem ver, tem Cinema e TV dos anos 80 pra ficar nostálgico mesmo se você, como eu, nasceu depois dessa década. Vou ficando por aqui, bjs e até a próxima postagem.