Não precisa entender de mecânica pra saber o quão importantes são as engrenagens para o funcionamento daquela determinada máquina ou aparelho. Existem diversos tipos de engrenagens e pra cada tipo uma função, mas o mais interessante é que elas nunca funcionam sozinhas, uma gira, que gira outra que mexe com outra e com esse movimento "coletivo" faz com que as coisas funcionem. Um objeto tão comum e aparentemente sem graça pode fascinar quando visto trabalhando em conjunto fazendo algo grandioso ganhar "vida".
Porque essa viagem toda tinha que ter tido uma "inspiração" |
Mas o que faz alguém parar pra escrever sobre engrenagens? Por que esse trabalho? Porque esse texto é muito mais que divagações sobre um componente mecânico, esse é um texto sobre pessoas. E o que pessoas tem a ver com engrenagens? Bom, talvez você já tenha entendido onde eu quero chegar, mas se não, é coisa simples que eu explico rápido. Pessoas, como engrenagens, são importantes para que as coisas funcionem, mesmo onde uma máquina faz tudo, pessoas são necessárias. Pessoas também não funcionam sozinhas, até tentam, pois pessoas tem algo que engrenagens não tem: individualismo. Mas de fato, o que é que se consegue 100% sozinho? As pessoas tem capacidade de fazer coisas grandiosas acontecerem, e é na coletividade que essas grandes coisas acontecem, assim como um grande relógio de uma torre funciona por anos através da "coletividade" das engrenagens.
Esse é um texto sobre nós, humanos, capazes de mover o mundo, mas nunca sozinhos, e mais importante, sem nunca parar, porque engrenagens só servem enquanto giram. E enquanto vivos é o que temos a fazer: nos unir e nunca parar, e só assim um mundo grandioso se fará ao nosso redor.