Em 2013 lançou seu álbum de estréia Ylana Queiroga, cantora recifense de uma família de músicos consagrados de Pernambuco, filha de Nena Queiroga, sobrinha de Lula Queiroga. O disco "Ylana", que levou seis anos pra ficar pronto, é uma parceria com seu irmão multi-instrumentista Yuri Queiroga e faz releitura de músicas de diversos compositores pernambucanos: Felipe S. (Mombojó), Alceu Valença, Capiba, Isaar, Siba, China, Ortinho... e os compositores da Faixa Dois de hoje são Junio Barreto e os integrantes da Nação Zumbi, Jorge du Peixe, Pupillo, Lúcio Maia e Dengue.
Sim, a Faixa Dois de Hoje é a releitura de Ylana Queiroga para uma música linda da Nação Zumbi, "Toda Surdez Será Castigada", lançada em 2007 no disco "Fome de Tudo" que tem a força de toda música da Nação. Como música é melhor ouvir do que ouvir falar:
Como é de se esperar, a versão de Ylana traz a suavidade da voz feminina, o que porém, não faz perder em nenhum momento a intensidade da letra da música. Quanto à sonoridade, enquanto a versão de nação é bem marcada pela guitarra sensacional de Lucio Maia e a bateria de Pupillo; a de Ylana é um tanto mais eletrônica, mas sem tirar nada da "personalidade" original da música. Mais uma vez, melhor ouvir pra saber né?
Se gostou dá pra ouvir o disco inteiro e baixar as faixas por aqui, todo fã de música pernambucana (ou não) precisa ouvir esse disco, se não fosse ficar impossível de tão grande faria um faixa-a-faixa dele. Mas enfim, espero que tenham gostado da Faixa Dois de hoje, até a próxima.