Vou falar agora de mais uma das minhas paixões, o livro/série/filmes... O Mundo Perdido (The lost world). Sabe, eu me lembro como se fosse ontem a primeira vez que vi essa série aos 11 anos de idade, era um episódio de nome "O chamado da bruxa", nossa acho que foi a primeira série que eu acompanhei na vida e essa paixão dura até hoje. Por isso decidi falar dessa história aqui no blog:
Como começou? Começou quando Sir Arthur Conan Doyle (mesmo autor de Sherlock Holmes) laçou em 1912 o livro The lost world, lançado posteriormente no Brasil como O mundo perdido. O livro é narrado pelo repórter Malone, que em busca de uma aventura heróica para conquistar o amor de Gladys vai ao encontro do cientista osso duro de roer prof. Challenger, que afirma ter descoberto com base em materiais de um aventureiro chamado Maple White e observações feitas por ele próprio, um mundo maravilhoso e pré-histórico. Durante um encontro cinetífico é montada a expedição com objetivo de explorar o tal "mundo perdido" e principalmente mostrar ao mundo que ele é real e não loucura ou armação como afirma o prof. Sumerlee e quase toda a comunidade científica. Fazem parte da expedição: Challenger, Sumerlee, Malone e o lord Jhon Roxton, um aventureiro, um caçador que mune a expedição das melhores armas. Após uma longa jornada eles encontram o tão desejado pltatô nunca antes explorado, com a ajuda de uma ponte improvisada feita com uma ávore eles pisam o platô, mas um de seus guias (Gomez) procura vingança contra lord Roxton pela morte de seu irmão acontecida anos antes e por isso remove a ponte aprisionando-os no desconhecido. Lá eles fazem descobertas que deixariam o mundo científico de queixo caído, enfrentam dinossáuros e participam de uma guerra de humanos contra homens-macacos. Ao final descobrem uma maneira de voltar através de uma caverna. Ao voltar a Londres eles encaram a difícil questão: Ter seus nomes eternamente na história ou proteger tudo que há de maravilhoso no platô? O fim da história eu não vou contar.
Uma história como essa tinha que render inúmeras verções e adaptações, olha só a lista de filmes que saíram baseadas nesse livro: